Seguidores

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

assoalho de madeira

Bom tarde!

Escolhemos esta semana o assoalho da casa.
Isso me dá uma sensação boa, me anima, pois ele já faz parte dos acabamentos!!!(pausa para suspiros)
(...)
Acho que eu já havia comentado que colocaremos madeira na maior parte da casa, praticamente em tudo, com exceção da cozinha e banheiros, e parte externa claro..rsrsrs
Na casa dos meus pais temos madeira apenas nos quartos e a minha mãe se arrepende de não ter colocado nas salas, pois ela odeia (como a maioria das pessoas que conheço) limpar porcelanato.
A madeira é muito aconchegante e fácil de limpar.
O acabamento será feito com um produto chamado sinteko, que protege a madeira de arranhões, umidade e demais acidentes.
Na casa dos meus pais foi colocado há mais de três anos e até agora não tem um arranhão, fora que o acabamento (que pode ser brilho, acetinado ou fosco) é lindão.
Eu sou suspeita pra falar, pq adoro madeira nos acabamentos, mas nunca mais precisarei me preocupar com manutenção ou troca, pois é um material praticamente sem fim.

O único contra é que falando de madeira, não há como ter certeza do tom das tábuas (peças), pois a madeira é um material natural e portanto mutante de acordo com a luz solar e demais fatores que receber, mudando principalmente sua cor.
Por isso que é preciso bastante pesquisa para se chegar a madeira que mais atende os seus gostos.
No meu caso, considerei que será bastante madeira, portanto, não podia ser algo que pesasse muito.

As minhas preferidas, considerando resistência e qualidade eram:

Cumarú:


grápia/garapa/garapeira:


jatobá:


após pesquisar muuuuuuuuuuuuuito, e aliando a resistência e a qualidade à beleza, optei pela Grápia, também chamada de garapa e garapeira, dependendo da sua região.
Ela é uma madeira muito resistente, e umas das mais indicadas para assoalhos, pela qualidade que mantém com o passar dos anos.
Quando nova ela é bem amarelinha, até me assustei quando vi a amostra, mas com o tempo fica nestes tons da foto.
Gosto que a madeira apresente diferença de tonalidades, como é o caso da grápia, que oscila entre castanho, amarelo escuro e castanho rosado, acho que faz parte e demonstra que é madeira mesmo.

Pra quem gosta de cor uniforme, a pedida é o laminado mesmo, pois vc escolhe a cor que quer e não muda com o tempo.

Esclareça-se gente, não é que a madeira mude sempre, não é isso, é que depois que ela for colocada e receber o produto de finalização (sinteko) irá se adaptar aos fatores do ambiente e chegar na cor final dela. As maiores mudanças são nos primeiros anos, depois não se nota mais, e não é muito não, é só a tonalidade que se fixa.

Embora a nossa meta seja terminar por dentro até final do ano, acho que esta parte do assoalho não vai dar, pois é preciso que ele receba um fundo e fique gradiado (em pé) ao abrigo de sol, vento e umidade, por um tempo.

A largura das réguas será de 10 centímetros e a instalação é feita com parafusos conforme esta foto que achei no google:



Até tem mais largas e fica lindo, mas aí a instalação precisa ser com parafusos por cima da tábua e fica mais aparente pois os buraquinhos dos parafusos são tampados com torninhos (tampinhas de madeira). E como nem sempre o torninho será no mesmo tom, pois é feito de outra tábua, aparece bastante.

O prazo de entrega é até 40 (quarenta) dias, pedimos as réguas (tabuas) o mais compridas possível, pois nos quartos vamos tentar fazer o mínimo de emendas.

O preço foi R$ 60,00 o metro quadrado e compramos 90m², pois a área que vai receber o assoalho é de 83m² e sempre é recomendado comprar um pouco a mais por conta do desperdício nas emendas que pode acontecer.

A madeira já vem seca e pronta para instalação, mas quando recebermos, vamos passar um produto para fundo, preparando a madeira, depois ela será gradiada (colocada todas as tábuas lado a lado para secar bem) e somente depois será instalado o assoalho e passado algum tempo da instalação poderá receber o sinteko e estará finalizado.

ufaaa...trabalhoso né? mas acreditem, o resultado compensa!

alguém aí tem assoalho? o que me dizem da escolha?

Bjux pessoal e bom final de semana.


28 comentários:

  1. No apartamento onde moro de aluguel tem assoalho eu adoro!!! Muitoooo fácil de limpar!!!!
    Linda acor que vc escolheu se fosse eu teria ido na mesma!!! rsrsrs....
    Achei tão em conta o preço do m², mas isso é só a madeira né fora o trabalho de assentamento???

    Bjossssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Áurea!
      madeira é mto legal mesmo, ótimo na limpeza do dia a dia.
      Sim, esse preço é só a madeira, depois ainda tem a instalação e o sinteko. Não sei dizer quanto vai ficar o m² pronto, mas quando souber trago a título de conhecimento, tá?
      bjux

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Achei a cor que vc escolheu a mais bonita, eu achei muito barato, pensei que era bem mais caro! Na casa dos meus pais era assoalho e deu problema então nem cogitei, fora que minha cidade é quente, então optei pelo porcelanato!
    Mas madeira é muito chique amiga, parabéns!!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê!
      Não é tão caro né? comparado a um bom porcelanato ou laminado não dá muita diferença.
      Quanto aos problemas no assoalho, estes surgem geralmente da instalação ou da qualidade da madeira, que varia bastante.
      Tem que comprar de madeireira de confiança e escolher a madeira não só pela beleza, mas tbm pela resistencia, quanto mais dura melhor.
      bjux

      Excluir
  4. Nossa Bia o preço do mª é otimo hein, e tb prefiro a madeira do que piso, acho que o piso tb "gela" um pouco a casa, principalmente no frio. To chegando em seu blog agora e to adorando...quando puder vá os visitar e seguir, estamos aqui...http://conquistasdonossoape.blogspot.com.br/
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri, seja bem vinda e já to indo te visitar!!!
      bjux

      Excluir
  5. Eu tenho crianças né, então no meu antigo ap era tudo madeira e linda...mas depois da chegada deles andando de velocipe, patinete pelo ap todo...acho q nem foi a madeira q não resistiu...acho q piso nenhum resistiria...aqui optei por porcelanato polido na sala, pois sempre achei lindo...to morando há 03 meses e ainda não me arrependi, acho bem fácil de limpar...e tomara q nunca me arrependa! rssss

    A cor q vc escolheu é maravilhosa...bom da madeira é q vc pode andar descalça o tempo todo, é uma delícia! Super aconchegante! Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Katia, vamos ver quando eu tiver os meus pequenos...rsrsrs...
      mas madeira é uma delicia mesmo, mto aconchegante!
      bjux

      Excluir
  6. Eu adoro madeira! Prova disso é que temos em vários lugares na casa (menos no chão...hahauhua).
    Concordo plenamente com sua escolha! A mais linda de todas!
    Acho que vai ficar um arraso!

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada Ju!!! vc usou o ipê nos decks né? o cumaru é tbm chamado de ipê champagne. A resistência é ótima como em decks como vcs fizeram, mas fica avermelhado, aí não escolhi.
      Bjux

      Excluir
  7. Raquel tbm acho madeira muito bonito. Essa madeira que vc escolheu serve para escada? Nós estamos pensando fazer a escada de madeira.A escolha é excelente!!!!Beijos
    Quero tua visitinha
    já estou te seguindo
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, já sou sua seguidora há tempos e sempre passo por lá, mas não sei o que tá acontecendo que minha lista não está atualizando e não aparece os novos blogs que sigo!!!
      Quanto a madeira, serve para escada sim, é ótima para qualquer tipo de acabamento.
      Bjos

      Excluir
  8. Optamos por madeira nos quartos, mas será aquele tipo laminado que já vem pronto e é só encaixar, n precisa de sinteco .... Piso frio nos quartos tô fora, bom mesmo é a casa quentinha né heheheh bjinhos Gily

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gily, é verdade, o mais legal da madeira é o aconchego que transmite!!!vc vai adorar...
      o laminado fica lindo tbm, só tome cuidado com a umidade!
      Bjux

      Excluir
  9. OI!!AQUI EM CASA, TANTO NA CIDADE, COM NO AP DA PRAIA, TEMOS MADEIRA NO ASSOALHO.NA PRAIA É MADEIRA VERMELHA DO NORTE, AQUI EM CASA É MADEIRA CLARINHA, A PEROBA. GOSTO DEMAIS!A CASA FICA ACONCHEGANTE.PASSAMOS SINTEKO TAMBÉM.USO CERA OPTMUM OU DESTACK LÍQUIDA, BASTA MISTURAR NA ÁGUA E PASSAR COM UM PANO.FICA BEM LIMPINHO.A DESVANTAGEM SÃO OS ARRANHÕES FEITOS POR PINTORES, ENTREGADORES DE MÓVEIS, A FAXINEIRA...A GENTE CUIDA BEM, MAS SEMPRE VEM UM ESTRANHO E ARRANHA...AF!!MESMO ASSIM, ADORO, ACHO PORCELANATO LINDO,MAS MUITO COMERCIAL, TODAS AS LOJAS E SHOPPINGS TEM...VC NÃO VAI SE ARREPENDER!BJS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana!
      to pensando em depois que colocarem o assoalho forrar ele todo com papelão e só tirar quando acabar a casa. Não quero correr o risco de algum prestador de serviço arranhar...eu piro!!!
      Mas no dia a dia não tem muito o que lamentar, se acontecer fazer o que tbm né, acontece!
      obrigada pela dica de limpeza!!!
      Bjux

      Excluir
  10. Vai ficar sem nenhuma duvida lindão!!!!!! Eu gostaria de por madeira, mas apos muitas deliberações escolhemos o laminado, na casa toda, menos nas áreas molhadas!!!!
    BJO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadia!
      vai ficar lindo tbm, e a manutenção diária na limpeza é bem parecida, vc vai ver como é prático!!!
      Bjux

      Excluir
  11. Nossa é linda. E o custo é muito em comparação ao porcelanato? Não entendo nadinha de reforma e construção, então pelo eu leio e vejo no blog, a maioria das pessoas preferem o porcelanato ou laminado. Acho todos dois lindos, ai fico naquela dúvida em o q colocar rsrsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. todos são lindos, porcelanato, laminado, madeira,...
    vai do gosto pessoal mesmo!
    o preço que citei é só a madeira, ainda irei gastar com instalação que geralmente é por hora de serviço e a finalização com sinteko.
    Não sei o valor total ainda, mas quando tiver, volto para passar pra vcs.
    Bjux

    ResponderExcluir
  13. Oii Bia menina vim te agradecer, chegaram os numeros e são muito bem feitos...adorei a dica viu!!!

    logo logo vou colocar

    beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Dri! fico feliz, depois mostra o resultado pra gnt!!!
      espero que seja fácil de instalar, mas parece ser né!?!
      bjux

      Excluir
  14. Bia, gostei da 1ª e a 2ª tonalidade... não sabia que era bem mais m conta que o porcelanato retificado...

    Bjos,

    ResponderExcluir
  15. Olá, vai ficar lindo tu teve bom gosto em escolher sem falar que no inverno madeira é bem melhor fica mais quentinho...até mais bjos

    ResponderExcluir
  16. Olá, querida! Passei aqui pra te avisar q está rolando sorteio lá no blog! Bjos!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Bia, acho um luxo madeira no piso..heheheh, vai ficar lindo. Ah, sobre a dica da coluna, é verdade, pensando bem, ela ficou legal..hehehe. Só falta eu encontrar os quadrinhos ou um quadro retangular que me agrade, um dia eu encontro. heheh. bjus e valeu a dica.

    ResponderExcluir
  18. Olá Bia, estou construindo minha casa e o chão será de assoalho de madeira como a sua, mas fiquei em dúvida em relação ao "fundo" que você comentou que irá utilizar antes de instalar o piso. Poderias me explicar o que seria esse fundo? Blog está super interessante, estou aproveitando as dicas.
    Abraços.

    ResponderExcluir